Tipos de arroz para variar sua dieta

Brasil, suas propriedades e sugestões de como servi-los

Branco

É o mais comum e o mais consumido em todo o mundo. Não é dos mais nutritivos, mas oferece carboidratos e proteínas. No entanto, é pobre em vitaminas e minerais que são perdidos no processo de retirada da casca. Na hora de servir, a dupla arroz branco e feijão é a combinação mais conhecida e pode vir acompanhada de verduras.

Integral

Esse tipo mantém preservada a camada que envolve o grão. Assim, as vitaminas do complexo B são conservadas. Outra vantagem do arroz integral é que ele oferece mais fibras do que qualquer outra espécie, por isso é ótimo para melhorar o funcionamento do intestino e promover a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos e demore a sentir fome novamente.

Conheça agora cinco tipos de arroz mais comuns no Brasil, suas propriedades e sugestões de como servi-los

Branco
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Branco
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Branco
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Branco
É o tipo de arroz mais indicado para quem está de dieta. Para quem estranha o sabor, a dica é refogá-lo com bastante cebola.

Arbóreo

De origem italiana, tem como característica os grãos curtos, brancos e ?gordinhos?. É ótimo para preparar risotos, pois absorve os temperos e fica no ponto: durinho por fora e cremoso por dentro.

O valor nutricional do arroz arbóreo é similar ao do arroz branco, ou seja, tem poucas fibras e vitaminas, oferece mais carboidratos do que proteínas. Para servir, uma sugestão é usá-lo como acompanhamento de assados.

Selvagem

Apesar do nome, não se trata de um arroz de verdade. O arroz selvagem é uma gramínea de grão marrom-escuro muito longo e fino, com sabor adocicado que lembra o de amêndoas. As propriedades nutricionais são parecidas com as do integral. Tem boa quantidade de fibras e minerais, com a diferença de ter menos carboidrato.

Preto

Embora faça parte do cardápio dos chineses há milhares de anos, esse tipo e arroz ainda não é muito popular por aqui. Os grãos curtos e arredondados de cor acastanhada contêm uma grande quantidade de antioxidantes poderosos para combater o envelhecimento.

Assim como a versão integral, possui vitaminas do complexo B, fibras e proteínas, mas tem menos gordura e menor valor calórico. O arroz preto oferece ainda ferro, por isso, é bom para afastar a anemia.