Conhecendo os Benefícios do Tamarindo:

O fruto tamarindo contém compostos químicos importantes e com benefícios para nossa saúde como minerais, vitaminas e fibras alimentares.

A polpa do tamarindo é uma rica fonte de fibra dietética, tais como hemicelulose, mucilagem, pectina e taninos. 100g de polpa de tamarindo fornecem 5 ou mais de 13% da fibra dietética. A ingestão de fibra dietética na alimentação aumenta o volume e os movimentos intestinais, assim, ajudando na prevenção da prisão de ventre, e eliminando os níveis de colesterol ?ruins? do corpo. A fibra também liga às toxinas do alimento, ajudando a proteger a membrana mucosa do cólon de substâncias cancerígenas.

Enquanto o limão é rico em ácido cítrico, o tamarindo é rico em ácido tartárico. O ácido tartárico dá um gosto amargo à alimentação, mas também é um poderoso antioxidante, na ajuda a proteção do corpo de radicais livres.

O fruto de tamarindo é uma boa fonte de minerais, como cobre, potássio, cálcio, selênio ferro, zinco e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda na taxa de controle cardíaco e da pressão arterial. O ferro é essencial para a produção de células vermelhas do sangue e atua como um cofator das enzimas do citocromo oxidases.

Além disso, o tamarindo é rico em muitas vitaminas essenciais antioxidantes, incluindo a tiamina, 36% de níveis diários requeridos, vitamina A, ácido fólico, riboflavina, niacina. Tamarindo apresenta um significativo nível de vitamina C, bem como a vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibra dietética. Há também um certo número de compostos orgânicos que fazem do tamarindo um poderoso antioxidante e um agente anti-inflamatório.